Guia Para Iniciantes - Material de Desenho

19:03

Olá pessoal!
Vim trazer algumas dicas de materiais para quem está começando e não conhece bem os materiais básicos ou olha algum tutorial ou vídeo e não reconhece aquele determinado tipo de material que o artista está usando, mas gostaria de saber qual é e talvez testar. Tentei reduzir o número de materiais mencionando somente os de uso mais comum entre os artistas com um bônus falando sobre materiais criativos.


 Material básico
 Os três materiais essenciais para começar a desenhar, aquele que todo mundo começa e mesmo quando se torna profissional não sai de casa sem. Reina absoluto em todas as mochilas de artistas do mundo.

Guia Para Iniciantes - Material de Desenho
Parece simples, mas tem gente que tem dúvidas sobre qual papel começar, eu diria que é o papel perfeito para começar é qualquer um que seja branco e sem pauta nenhuma, o mais comum é o sulfite branco de formato A4, que é o mais comum e é o mesmo usado em cadernos de desenho. Existem diversas gramaturas de papel no mercado, mas para começar a mais comum de gramatura 75 está ótimo.

Lápis Guia Para Iniciantes - Material de Desenho
O lápis, assim como o papel existem diversos tipos, para começar o lápis 2B basta, pois é o mais comum para o esboço, maas se você tiver oportunidade troque o 2B pelo lápis HB, tem uma boa diferença neles, em outro post explicarei sobre a diferenças de grafite. Além do esboço, tem também os lápis usados para técnica PB com grafite, para isso você precisa de um lápis macio e o 6B é ideal para começar e o esfuminho complementa. O esfuminho substitui o dedo e você usa para "esfumar" o grafite no papel e fazer o efeito de sombra.

Borracha Guia Para Iniciantes - Material de Desenho
Borracha sim e das boas, tente uma borracha branca plástica macia de boa qualidade, pois no começo principalmente você irá apagar e muito seu desenho e não pode borrar ou estragará seu desenho e uma borracha ruim pode "machucar" seu papel.

 Material para Lineart
Star vs Forças do Mal  Guia Para Iniciantes - Material de Desenho
O que é lineart? É a técnica utilizada para finalizar o seu traço, é para aqueles que gostam do estilo de desenho "contornado".

caneta nanquim Guia Para Iniciantes - Material de Desenho
Usado para a lineart. Tem diversas espessuras e tipos. A numeração que encontra nelas é a espessura da ponta, que tem das mais finas até mais grossas, você encontra a nº 0.05, nº 0.1, nº 0.2, nº 0.3, nº 0.4, nº 0.5, nº 0.6, nº 0.7 e nº 0.8. Tem variações de cores, mas as mais usadas são as pretas, seguidas das marrons. Além dessa tem a com ponta blush, que imita um pincel e deixa o traço mais leve, mas pode ser mais difícil de manusear para quem está iniciando.

Bico de Pena Guia Para Iniciantes - Material de Desenho
Além das canetas já com carga, tem também a opção das canetas bico de pena. Ela exige que tenha o potinho de tinta e a caneta em si normalmente custa mais. mas existem a do tipo "mosquitinho" que é usada por quem está começando e são super simples, porém esse tipo não tem variações de pontas. 

Material para colorir
Star vs Forças do Mal  Guia Para Iniciantes - Material de Desenho
 Material usado para dar cores ao seu desenho, aqui podem existir infinitas possibilidades, listarei apenas as mais comuns e de fácil acesso para começar. 

Lápis de Cor Guia Para Iniciantes - Material de Desenho
Não tem erro, quase todo mundo tem um jogo de lápis de cor e por ser o tipo de material que todo mundo já usou na vida, principalmente na escola, ele consequentemente é o mais fácil e barato para começar. Dele também existe vários tipos, aquarelavel, comum, com duas cores em um só, exagonal, redonda, ecolápis (hellooo Faber-Castell me patrocina? Brinks), em fim, nada melhor do que começar com aquele que você tiver mesmo.

Aquarela Guia Para Iniciantes - Material de Desenho
Aquarela é uma tinta que você usa água para diluir e para espalhar no papel. Essa técnica exige que você tenha um tipo de papel de gramatura maior ou igual 180, ideal mesmo é o papel para aquarela que contém algodão em sua composição e isso ajuda não enrrugar a folha ao usar a água sobre ela, mas esse papel próprio chega a ser um investimento a mais caro e para iniciar a treinar pode ser um investimento desnecessário no começo, bom começar com esses canson 180 gr ou 200 gr. Existem aquarelas escolares, super baratinhos e encontra em qualquer papelaria, aquarela em pastilhas, Bisnaga e as líquidas. Também existem as linhas escolares e as profissionais para cada tipo. 


Canetinha Guia Para Iniciantes - Material de Desenho
Essa você também conhece, certo? Mas sabia que tem diversas variações também? A mais comum, chamada de "canetinha" escolar é aquela hidrográfica que é a base de água que toda mãe ama porque não mancha a roupa! Outras canetas que existem é a base de álcool, que talvez você conheça como marcadores copic (hellooo copic me patrocina também porque preciso de você na minha vida), mas essas podem ser um opção cara para quem está começando. Existem as canetas marcadoras (makers) similares e as marcas nacionais que podem ser mais acessíveis em questão de custo. Tem também outras canetas com outras finalidades como a posca para superfícies diversas.

Giz Pastel Guia Para Iniciantes - Material de Desenho
"É de comer? Não! 😄 Giz pastel existem dois tipos, o giz pastel oleoso, que é o mais barato e o giz pastel seco que é o mais caro. Ambos tem resultados totalmente diferentes, o giz pastel oleoso deixa a folha marcada e parece o giz de cera escolar comum, mas tem quem use óleo de bebê para suavizar e dar outro resultado no desenho, mas isso é um uso alternativo para ele. Já o giz pastel seco tem um resultado mais bonito, você pode raspar ele em cima do desenho ou fazer riscos, dos dois jeitos o que você faz é depois é espalhar o pigmento com o dedo ou com o esfuminho (lembra do esfuminho que falei lá em cima?) misturando com outras cores para um sombreado por exemplo ou só espalhar um pouquinho para desenhos mais apagados e delicados, as possibilidades são diversas com essa técnica.   
Material Criativo Guia Para Iniciantes - Material de Desenho
 Esse é para quem gosta de testar, ver coisas novas e brincar de inventor na hora de desenhar. Não tem regras, não tem material básico, mas pode ser divertido.
Material criativo é usar o que você tem, não é para desenho, mas você usa para compor o desenho. Pode ser recortes, algo que desbote a cor de forma que você consiga usar no papel, colagem, tecido, o que a imaginação permitir testar.


Conclusão 
Não existe certo ou errado, o que existe são materiais de todos os tipos e gostos. Você pode experimentar e ver quais você mais gosta. E se você não tem nenhum desses materiais, não desanime ou ache que não se pode desenhar. O importante é começar com o que tem! Use lapiseira comum, lápis n 2, borracha qualquer, use o caderno de linhas, ou o que for, mas comece, não existe impedimentos para desenhar.

You Might Also Like

0 comentários

Populares

Facebook

Instagram